quinta-feira, 29 de março de 2012

Impacto Ambiental









FILME: "UMA VERDADE INCOVENIENTE" - AL GORE

E esse silêncio, quem explica? Faça anotações, se julgar que é melhor para a sua assimilação do conteúdo. Feito isso, reflita sobre o tema e escreva uma dissertação argumentativa sobre: 

O Aquecimento Global no mundo e o que deve ser feito para minimizar tão grande tragédia.
  • O seu texto deve ter  30 linhas;
  • Cuidado para não fugir ao tema e não deixe de atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos
  • Cuidado para não apresentar parte do texto ou filme. 


Química - vidrarias de laboratório.




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Química - vidrarias de laboratório.




1. Becker: utilizado para realizar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. 

2. Erlenmeyer: utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções. 

3. Bastão de vidro: utilizado para agitação ao dissolver sólidos e auxiliar na transferência de líquidos.

4. Tela de Amianto: suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen.

5. Tripé: sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a tela de amianto.

6. Bico de Bunsen: é a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas mantas e chapas de aquecimento.

7. Pisseta: utilizada para acondicionamento de água, bem como lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.

8. Balão Volumétrico: possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.

9. Balão de Fundo Chato: utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.

10. Estante de Madeira: É usada para suporte de os tubos de ensaio.

11. Tubo de Ensaio: empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bünsen.

12. Pipeta Graduada: utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.

13. Proveta: serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.

14. Bureta: aparelho utilizado em análises volumétricas.

15. Haste Universal e Garras: utilizados em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral.

16. Pipeta Volumétrica: usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida.

17. Dessecador: usado para guardar substâncias em atmosfera com baixo índice de umidade.

18. Condensador de Liebig: Utilizado na destilação simples, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

19. Condensador de Allihn: Utilizado na destilação fracionada, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

20. Funil de Buchner: utilizado em filtrações a vácuo. pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o kitassato.

21. Pinça Metálica: usada para manipular objetos aquecidos.

22. Kitassato: utilizado em conjunto com o funil de buchner em filtrações a vácuo.

23. Vidro de Relógio: peça de Vidro de forma côncava, é usada em análises e evaporações. Não pode ser aquecida diretamente.

24: Almofariz e Pistilo: usado na trituração e pulverização de sólidos.

25: Pêra: usada em conjunto com a pipeta para sucção de líquidos.

26: Pipetador: usada em conjunto com a pipeta para sucção de líquidos.

A obtenção de Energia dos Seres Vivos.


A obtenção de Energia dos Seres Vivos.




Todas nossas atividades requerem energia que provem dos alimentos (a nutrição - consistindo na obtenção de matéria e energia para manutenção da vida).
Se o ser vivo possuir clorofila, pigmento capaz de captar a energia luminosa armazenará essa energia nas moléculas orgânicas que produz graças à fotossíntese. Se o ser for aclorofilado, precisará receber alimento para conseguir energia.


Há, portanto, dois tipos básicos de nutrição:

1. Alimentar-se de compostos orgânicos já existentes no meio (seres heterótrofos) – Aclorofilados – CONSUMIDORES.

2. Sintetizar tais compostos orgânicos (seres autótrofos) – Clorofilados - PRODUTORES.

FOTOSSÍNTESE

Fotossíntese é a síntese de substâncias orgânicas (açúcares), a partir de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2), utilizando a luz como fonte de energia e eliminando o oxigênio. Na verdade, durante o fenômeno, a energia luminosa é convertida m energia química e fica acumulada nos açúcares produzidos.
A fotossíntese é a transformação da energia luminosa em energia química que pode ser expressa pela reação:



Na estrutura da folha, observam-se: 


Epiderme com estômatos, para a realização de todas as trocas gasosas, e cutícula, película im permeável que impede a excessiva perda de água por transpiração. 

Função dos Estômatos: Controlam todas as trocas gasosas que ocorrem entre o vegetal e o meio ambiente. Através deles ocorrem a perda de água no estado de vapor, fenômeno denomina do transpiração, e a entrada e saída de CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio).



Tecidos vasculares: xilema (lenho), que chega à folha conduzindo água e minerais absorvidos do solo, e floema (líber), que transporta os açúcares, produzidos na fotossíntese, para outras partes do corpo da planta. Esses tecidos vas culares formam as nervuras da folha. 

Parênquimas clorofilianos (paliçádico e lacunoso), cujas células são ricas em cloroplastos, onde se realizam todos os fenômenos da fotossíntese.
Os cloroplastos são corpúsculos microscópicos ricos em clorofila (são pigmentos que apresentam coloração verde e são responsáveis pela absorção de luz).










quarta-feira, 28 de março de 2012

Ecologia



A palavra ecologia foi criada em 1869 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel e deriva de duas palavras gregas: oikos, que significa casa e, num sentido mais amplo, am biente, e logos, que quer dizer ciência ou estudo. Assim, ecologia significa ciência do ambiente ou, numa definição mais completa, a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente no qual vivem. Também pode ser definida como a ciência que estuda os ecossistemas.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA ECOLOGIA

Do mais simples ao mais complexo, seriam: macromoléculas células – tecidos – órgãos – sistemas – organismos – populações – comunidades – ecossistemas – biosfera.



OS NÍVEIS ECOLÓGICOS

Espécie é definida como um conjunto de organismos vivos que se cruzam entre si, gerando descendentes férteis e semelhantes a eles.

População: É o conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo juntos no tempo e no espaço.
Ex.: população de lobos-guarás do Cerrado; população de capim-flechinha do Cerrado; população de jaburus do Pantanal.

Comunidade: É o conjunto de populações interdependentes no tempo e no espaço. 
Ex.: lobos-guarás, capim-flechinha, barbatimão do Cerrado.

 Ecossistema: É o conjunto formado pelo meio ambiente, pelos seres que nele vivem e pela dependência recíproca; é a unidade fundamental da ecologia.
 Ex.: cerrado, floresta, caatinga, rio, riacho, lago, represa.

Biosfera: É a parte da Terra ocupada pelos seres vivos; é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.



HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO

 O termo hábitat para designar o lugar específico onde o organismo vive - os organismos pode ser de hábitat terrestre ou de hábitat aquático (dulcícola ou marinho).
 E a expressão nicho ecológico para indicar o papel que o organismo exerce no ecossistema (como a espécie se alimenta; quando é mais ativa - dia ou noite e em quais estações do ano; quais são os seus predadores; como se reproduz; como se protege etc.).

Exemplo: o hábitat do leão é representado pelas savanas da África; quanto ao nicho ecológico, o leão é um predador, cujas presas são grandes herbívoros, como zebras e antílopes.



segunda-feira, 26 de março de 2012

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA


PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA

  • Extensão: Cada porção de matéria, denominada corpo, ocupa um lugar no espaço, isto é, tem determinada extensão.
  • Inércia: é a tendência que um corpo possui em manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme.Existe uma relação direta entre massa e inércia quanto maior a massa, maior a inércia.

Observação: Peso não é o mesmo que massa. Peso é a força de atração exercida pela Terra sobre um corpo.

  • Divisibilidade: Uma porção de matéria pode ser dividida em porções menores, sem perder suas características.
  • Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.
  • Compressibilidade: É a propriedade que um corpo possui de reduzir seu volume, quando submetido a uma força (pressão) - ocorre mais com os gases.




Diferença de massa e volume.


Diferença de massa e volume

Massa está relacionado com a quantidade de matéria que um corpo possui.
Unidade de medida da massa: quilograma e seus múltiplos.
·       Grama (g)
·       Miligrama (mg)
·       Tonelada (t)

1t=1000kg; 1kg= 1000g; 1g=1000mg

Volume refere-se ao espaço ocupado por um corpo. Corpo é uma porção limitada da matéria.
Unidade de medida do volume:
·       Litros (L)
·       Mililitros (ml)
·       Centímetro cúbico (cm3)

1cm3= 1000 L; 1L=1000 ml;





PESO, MASSA E VOLUME
Você compra gasolina em volume (em li tros ou galões) – é o espaço que ela ocu pa. Mas você compra batatas em massa (em quilo gramas) medida da inércia e de sua capacidade de atrair outros corpos. O volume de um corpo ou substância pode ser modificado comprimindo-o ou aquecendo-o, mas a massa continua constante. A força de atração da gravidade sobre o corpo é o que denominamos peso. Esta força depende da massa do objeto e do local onde se encontra




Ciclo Biogeoquímicos


Ciclo Biogeoquímicos 



Tais ciclos envolvem etapas biológicas, físicas e  químicas, alternadamente; daí a denominação usada.

 Os principais ciclos biogeoquímicos são: l
  •  ciclo da água;
  •  ciclo do carbono;
  •  ciclo do oxigênio;
  •  ciclo do nitrogênio.
Ciclo da água


A água é a substância mais abundante na constituição da célula, sendo vital para a atividade metabólica. Não existe vida na ausência de água.


l
  1. Evapotranspiração (evaporação, respiração e transpiração) 
  2. Condensação (nuvens) 
  3. Precipitação (chuva ou neve). 

  • Ciclo curto ou geoquímico: envolve evaporação da água dos rios, mares e solo, não envolvendo os seres vivos.
  • Ciclo longo ou biogeoquímico: envolve evaporação e transpiração dos seres vivos.




Ciclo do carbono
  • Usados principalmente pelos seres fotossintetizantes, para produção de compostos orgânicos.
  • É importante para acontecer a queima (combustão).
Ciclo do Oxigênio


Quase todos os compostos envolvidos na estrutura celular e na atividade metabólica são orgânicos e, portanto, apresentam carbono na sua constituição. A reciclagem desse elemento é fundamental para a manutenção da vida.

O carbono nos vegetais:
O CO2 atmosférico ou dissolvido na água é absorvido pelos vegetais e, através da fotossíntese, usado para a formação de com postos orgânicos.

O carbono das plantas pode seguir  3 caminhos:
1. por meio da respiração é devolvido ao ambiente na forma de CO2;
2. passa para os animais herbívoros e, de pois, para os carnívoros;
3. com a morte e a de composição, volta na forma de CO2.

O carbono nos animais
O carbono dos animais, como nos vegetais, pode seguir três caminhos:
1. por meio da respiração é devolvido como CO2;
2. passa para outros animais através da nutrição;
3. volta ao estado de CO2, com a morte e a decomposição.


A fotossíntese
O material vegetal pode ser depositado nos fundos de lagos e mares, em camadas compactas re co bertas por lama e sujeitas a grandes pressões. É desse modo que os resíduos podem originar os combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
Aprisionado por longo tempo, o carbono, existente no carvão e no petróleo, é devolvido à atmosfera co mo CO2 por combustão.

O Ciclo do Oxigênio

Fundamental para a vida na Terra, por atuar no processo de respiração aeróbica, que ocorre na maioria dos organismos.

Produzido pela fotossíntese. Sabemos que na fase inicial desse processo ocorre a fotólise da água, ou seja, a decomposição dela em H2 e O2, que são liberados na atmosfera. Os seres vivos fixam o O2 durante a respiração. Em síntese, o ciclo do oxigênio constitui uma alternância entre a fotossíntese e a respiração.

  • Produzido pelas plantas e algas  durante o fenômeno da fotossíntese, incorporado nos seres vivos, e passa a ser encontrado em inúmeros compostos.




Ciclo do Nitrogênio – N2

  • O nitrogênio é um elemento indispensável à vida, por ser um constituinte das proteínas e dos ácidos nucleicos (DNA).
  • O nitrogênio é um elemento abundante na atmosfera; 78% do ar é formado por nitrogênio.



Etapas do ciclo 

Fixação, amonificação, nitrificação e desnitrificação.


1.       Fixação do nitrogênio;
Só algumas bactérias e cianofíceas são capazes de converter o nitrogênio gasoso da atmosfera em nitratos (NO3), que serão utilizados pelos vegetais.

 
2.       Amonificação;
A decomposição de cadáveres por bactérias e fungos, bem como a de excretas nitrogenadas (ureia e ácido úrico - URINA), determina a produção de amônia, num processo conhecido por amonificação.

N2 --------- NH

 NITROGÊNIO --------------- AMÔNIA


3.       Nitrificação;
Processo realizado por bactérias pertencentes aos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter.

  • Amônia (NH3) ----> Nitritos (NO2): Bactéria Nitrosomonas 
  • Nitrito em  Nitratos (NO3)  por Bactéria Nitrobacter (As plantas por exemplo absorvem o nitrato).

4.       Desnitrificação
É o processo em que as bactérias desnitrificantes podem liberar nitrogênio gasoso dos nitratos, o qual retorna à atmosfera.



Nitrato (NO3) -------> Nitrogênio (N2)






Os Nódulos de leguminosas

Existe uma importante associação mutualística entre as bactérias do gênero Rhizobium (bacilo radicícola) e as raízes de plantas leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico, etc.). Essa associação provoca o aparecimento, nas raízes de leguminosas, de regiões mais espessas, ricas em matéria nitrogenada, chamadas nódulos ou nodosidades. Quando essas nodosidades envelhecem, elas morrem e se desagregam, enriquecendo o solo com material nitrogenado.




A adubação verde: Na agricultura, as leguminosas são empregadas como “adubo verde”; enterradas no próprio local de crescimento, fornecem, pela decomposição, um rico adubo nitrogenado.