quarta-feira, 28 de março de 2012

Ecologia



A palavra ecologia foi criada em 1869 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel e deriva de duas palavras gregas: oikos, que significa casa e, num sentido mais amplo, am biente, e logos, que quer dizer ciência ou estudo. Assim, ecologia significa ciência do ambiente ou, numa definição mais completa, a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente no qual vivem. Também pode ser definida como a ciência que estuda os ecossistemas.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA ECOLOGIA

Do mais simples ao mais complexo, seriam: macromoléculas células – tecidos – órgãos – sistemas – organismos – populações – comunidades – ecossistemas – biosfera.



OS NÍVEIS ECOLÓGICOS

Espécie é definida como um conjunto de organismos vivos que se cruzam entre si, gerando descendentes férteis e semelhantes a eles.

População: É o conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo juntos no tempo e no espaço.
Ex.: população de lobos-guarás do Cerrado; população de capim-flechinha do Cerrado; população de jaburus do Pantanal.

Comunidade: É o conjunto de populações interdependentes no tempo e no espaço. 
Ex.: lobos-guarás, capim-flechinha, barbatimão do Cerrado.

 Ecossistema: É o conjunto formado pelo meio ambiente, pelos seres que nele vivem e pela dependência recíproca; é a unidade fundamental da ecologia.
 Ex.: cerrado, floresta, caatinga, rio, riacho, lago, represa.

Biosfera: É a parte da Terra ocupada pelos seres vivos; é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.



HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO

 O termo hábitat para designar o lugar específico onde o organismo vive - os organismos pode ser de hábitat terrestre ou de hábitat aquático (dulcícola ou marinho).
 E a expressão nicho ecológico para indicar o papel que o organismo exerce no ecossistema (como a espécie se alimenta; quando é mais ativa - dia ou noite e em quais estações do ano; quais são os seus predadores; como se reproduz; como se protege etc.).

Exemplo: o hábitat do leão é representado pelas savanas da África; quanto ao nicho ecológico, o leão é um predador, cujas presas são grandes herbívoros, como zebras e antílopes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário