quarta-feira, 21 de março de 2012

Apresentação - (todas as séries)

Olá pessoal, sou professora de Ciências e de Biologia, onde trabalho em duas escolas estaduais maravilhosas (Campesina e Liberatti). Adoro trabalhar nessa área deliciosa, onde podemos ter um contato com a natureza, fazer experiências e desenvolver trabalhos munidos da tecnologia.
Esse blog será o contato direto com os alunos e também outro professores onde podemos trocar experiências didáticas. Também será um ambiente de amizade e curiosidade.


Mas vamos lá!

O que é Ciência?



A palavra ciência vem do latim scientia, que significa “conhecimento”.

Ciência é um conjunto organizado de conhecimentos onde visasse a um determinado objeto ou fenômeno, a partir de observação e experiência. No final a ciência envolve a pesquisa dentro uma rede complexa de estudos.

Já os cientistas estabelecem critérios e métodos de investigação para obter, justificar e transmitir o conhecimento científico, no que chamamos de Método Científico.


Etapas do método científico
1.       Observação
2.       Experimentação
3.       Organização de dados
4.       Teorias experiências
5.       Novos fenômenos e materiais



O que é Biologia?

A Biologia (do grego: bios = vida + logos = estudo)  é a ciência que estuda a vida. Atualmente, o termo designa um conjunto de ciências que trata dos seres vivos, catalogando-os, descrevendo-os e estudando suas funções. Em relação aos seres vivos, existe uma extensa Bibliografia, contudo, até hoje não se conseguiu uma idéia do que seja vida e como ela pode ser definida. Os biólogos são unânimes em afirmar que é muito mais interessante caracterizar os seres vivos do que tentar definir o que é a vida. A Biologia pode ser divididas em cinco ciências:
1 – Citologia – estudo da célula;
2 – Botânica – estudo das plantas;
3 – Zoologia – estudo dos animais;
4 – Genética – estudo dos genes;
5 – Ecologia – estudo do meio ambiente.

As características dos seres vivos
Caracterizar os seres vivos é descrever suas propriedades e qualidades essenciais. Assim, podemos afirmar que a maioria dos seres vivos é caracterizada por:

• Estrutura celular 
• Reprodução      
• Complexidade e organização    
• Material genético
• Metabolismo  
• Adaptação  
• Reatividade      
• Evolução



Nenhum comentário:

Postar um comentário