genética



Citologia
O Núcleo e os Cromossomos



Interfase é o intervalo de tempo que separa duas divisões sucessivas de uma célula. Durante esse período,o núcleo se chama interfásico. Na interfase a atividade do núcleo é alta,
pois, além da duplicação do DNA, ocorre nele uma série de processos que controlam a vida celular.
No núcleo interfásico, distinguimos os seguintes componentes:
membrana nuclear, nucleoplasma, nucléolos e cromatina





No início da divisão celular, os cromossomos organizam-se a partir da cromatina do núcleo interfásico.
A cromatina e os cromossomos representam dois estados diferentes de um mesmo material. A cromatina é constituída por filamentos delgados e longos que se espiralizam no momento da divisão, formando espiras cerradas, que constituem os cromossomos.






Cromátides
A duplicação cromossômica, feita longitudinalmente, ocorre na interfase.
Após a duplicação, cada cromossomo está constituído por duas metades, denominadas cromátides unidas pela região do centrômero. Portanto, cromátides são as partes de um cromossomo duplicadas enquanto ainda se acham ligadas pelo centrômero.




O Cariótipo
Geralmente, o número, tamanho e forma de cromossomos de uma determinada espécie são constantes. Ao conjunto de características de constantes cromossômicas (forma, número, tamanho etc.) de um indivíduo denomina-se cariótipo.


Número

O número de cromossomos é constante para indivíduos de uma mesma espécie. Assim, o homem possui 46 cromossomos; o gado, 60; a ervilha, 14; o feijão, 22; o tabaco, 48 etc.



Esse número de cromossomos, encontrado nas células do corpo ou células somáticas, é representado por 2n e chamado diploide. Isso se dá porque cada cromossomo se apresenta em duplicata, designando-se o par de cromossomos idênticos como cromossomos homólogos.
As células sexuais ou gametas, que contêm a metade do número de cromossomos das células somá ticas, são designadas haploides (n).




Gregor Johann Mendel 

Um biólogo botânico, monge agostiniano e meteorologista austríaco.
Durante sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas", que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".
Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pôde dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.

 É conhecido como "Pai da Genética" atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário