Reinos - Classificação Taxonomica


Taxonomia

O Sistema de Classificaçãode Lineu

Para a Biologia, Lineu foi tão importante quanto Lamarck e Darwin. Estes dois descobriram a evolução das espécies. Mas Lineu desenvolveu o método moderno de classificação das espécies. Sem este sistema universal de classificação, nem Lamarck nem Darwin poderiam ter estudado e comparado os animais e vegetais com a exatidão necessária às suas pesquisas.
Curiosamente, sendo anterior a Lamarck e Darwin, Lineu nunca suspeitou que as espécies evoluíssem ou que nosso planeta tivesse bilhões e bilhões de anos. Como a grande maioria dos naturalistas de seu tempo, ele achava que as espécies atuais eram eternas e que nosso mundo só existia há poucas dezenas de milhares de anos (como sempre acreditaram os antigos egípcios, gregos, romanos e hebreus).
A rigor, Lineu não inventou seu Sistema de Classificação. Ele teve alguns precursores. Nenhum deles,
entretanto, o aprofundou e aperfeiçoou como Lineu. No decurso deste trabalho, ele estudou, classificou e nomeou nada menos do que 5.897 espécies de plantas!
Isso levou, rapidamente, os naturalistas a adotarem seu método, fazendo crescer imensamente a lista de
espécies classificadas.

Essa é a ciência que busca descrever, identificar e classificar os seres vivos. As história evolutiva, as relações de parentesco entre os seres vivos são observados durante a classificação taxonômica.


Usando o sistema de Lineu, a Biologia já classificou 

até hoje perto de dois milhões de espécies vegetais e 
animais. (Ninguém tem a menor ideia de quantas ainda 
falta classificar...)

RE FI C O FA G E






Um comentário: