quinta-feira, 29 de março de 2012

Química - vidrarias de laboratório.




Add caption
Química - vidrarias de laboratório.




1. Becker: utilizado para realizar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. 

2. Erlenmeyer: utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções. 

3. Bastão de vidro: utilizado para agitação ao dissolver sólidos e auxiliar na transferência de líquidos.

4. Tela de Amianto: suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen.

5. Tripé: sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a tela de amianto.

6. Bico de Bunsen: é a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas mantas e chapas de aquecimento.

7. Pisseta: utilizada para acondicionamento de água, bem como lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.

8. Balão Volumétrico: possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.

9. Balão de Fundo Chato: utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.

10. Estante de Madeira: É usada para suporte de os tubos de ensaio.

11. Tubo de Ensaio: empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bünsen.

12. Pipeta Graduada: utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.

13. Proveta: serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.

14. Bureta: aparelho utilizado em análises volumétricas.

15. Haste Universal e Garras: utilizados em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral.

16. Pipeta Volumétrica: usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida.

17. Dessecador: usado para guardar substâncias em atmosfera com baixo índice de umidade.

18. Condensador de Liebig: Utilizado na destilação simples, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

19. Condensador de Allihn: Utilizado na destilação fracionada, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

20. Funil de Buchner: utilizado em filtrações a vácuo. pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o kitassato.

21. Pinça Metálica: usada para manipular objetos aquecidos.

22. Kitassato: utilizado em conjunto com o funil de buchner em filtrações a vácuo.

23. Vidro de Relógio: peça de Vidro de forma côncava, é usada em análises e evaporações. Não pode ser aquecida diretamente.

24: Almofariz e Pistilo: usado na trituração e pulverização de sólidos.

25: Pêra: usada em conjunto com a pipeta para sucção de líquidos.

26: Pipetador: usada em conjunto com a pipeta para sucção de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário