quinta-feira, 29 de março de 2012

A obtenção de Energia dos Seres Vivos.


A obtenção de Energia dos Seres Vivos.




Todas nossas atividades requerem energia que provem dos alimentos (a nutrição - consistindo na obtenção de matéria e energia para manutenção da vida).
Se o ser vivo possuir clorofila, pigmento capaz de captar a energia luminosa armazenará essa energia nas moléculas orgânicas que produz graças à fotossíntese. Se o ser for aclorofilado, precisará receber alimento para conseguir energia.


Há, portanto, dois tipos básicos de nutrição:

1. Alimentar-se de compostos orgânicos já existentes no meio (seres heterótrofos) – Aclorofilados – CONSUMIDORES.

2. Sintetizar tais compostos orgânicos (seres autótrofos) – Clorofilados - PRODUTORES.

FOTOSSÍNTESE

Fotossíntese é a síntese de substâncias orgânicas (açúcares), a partir de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2), utilizando a luz como fonte de energia e eliminando o oxigênio. Na verdade, durante o fenômeno, a energia luminosa é convertida m energia química e fica acumulada nos açúcares produzidos.
A fotossíntese é a transformação da energia luminosa em energia química que pode ser expressa pela reação:



Na estrutura da folha, observam-se: 


Epiderme com estômatos, para a realização de todas as trocas gasosas, e cutícula, película im permeável que impede a excessiva perda de água por transpiração. 

Função dos Estômatos: Controlam todas as trocas gasosas que ocorrem entre o vegetal e o meio ambiente. Através deles ocorrem a perda de água no estado de vapor, fenômeno denomina do transpiração, e a entrada e saída de CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio).



Tecidos vasculares: xilema (lenho), que chega à folha conduzindo água e minerais absorvidos do solo, e floema (líber), que transporta os açúcares, produzidos na fotossíntese, para outras partes do corpo da planta. Esses tecidos vas culares formam as nervuras da folha. 

Parênquimas clorofilianos (paliçádico e lacunoso), cujas células são ricas em cloroplastos, onde se realizam todos os fenômenos da fotossíntese.
Os cloroplastos são corpúsculos microscópicos ricos em clorofila (são pigmentos que apresentam coloração verde e são responsáveis pela absorção de luz).










Um comentário: