EPROINFO - webquest


Webquest:

1.6 webquest 


O MÉTODO CIENTÍFICO:
ASSIM TRABALHAM OS CIENTISTAS


• Etapa 1: Leitura do texto

Etapas do Método Científico

Assim trabalham os cientistas
O cientista pode, agora, tirar uma conclusão com base nos fatos que constatou.
Quando um cientista anuncia uma descoberta, ele já a experimentou (testou) e a comprovou diversas vezes. Assim, se outros cientistas repetirem a mesma experiência, chegará aos mesmos resultados. Por isso, relatórios científicos devem ser impecáveis!


O problema
Para que você entenda claramente os passos do método científico, vamos usar como exemplo de
problema a febre amarela que devastava o Panamá.


Etapas do Método Científico
Problema: a febre amarela fazia milhares de vítimas na América Central. Em 1900, um grupo de médicos (Drs. Walter, Jesse, James e Agramonte) procurou descobrir sua causa, em Cuba.



Hipóteses levantadas pela equipe médica:

a) A doença era transmitida pelo contato com os doentes ou suas roupas, como se achava na época.

b) O Dr. Agramonte acreditava que o mosquito espalhava a doença ao picar as pessoas.

Experiências: para verificar qual das hipóteses sugeridas eram a verdadeira, os médicos fizeram experiências controladas:

a) vestiram as roupas e dormiram em camas usadas pelos doentes. Nada lhes aconteceu, o que eliminou a possibilidade do contágio pelas roupas;

b) os médicos capturaram alguns mosquitos e os fizeram picar pessoas sadias. Mantidas isoladas, essas pessoas não desenvolveram a doença;

c) eliminadas as duas hipóteses, os médicos fizeram com que os mosquitos primeiro picassem pessoas doentes e, depois, pessoas sadias.

Conclusão:
O mosquito Aedes precisa estar infectado com o agente causador da febre amarela (um vírus) para transmiti-la. Portanto, não é o mosquito que causa a doença: ele apenas a transmite. Mas, ao eliminar o mosquito, impedimos a transmissão da doença.



Aplicação: a febre amarela impedia a conclusão do Canal do Panamá, pois matava os operários às centenas. Com a drenagem dos pântanos e a eliminação dos insetos transmissores, a doença desapareceu. Graças a isso, o famoso canal foi concluído e a região tornou-se saudável.

1-      A larva do mosquito Aedes aegypti.
 2- Desenho científico dos mosquitos Aedes aegypti, feito pelo notável cientista suiço Emílio Goeldi, que trabalhou na Amazônia. Só as fêmeas chupam sangue e transmitem a FEBRE AMARELA e a
DENGUE. Elas põem seus ovos em qualquer água parada. Dos ovos surgem as larvas que, depois de algum tempo na água, se tornarão mosquitos adultos. Um único mosquito desses (nos seus 45 dias de vida) pode contaminar até 300 pessoas.



NOTA

Este texto exemplifica como funciona o método científico: através da eliminação de hipóteses. Além disso, o cientista precisa conhecer em detalhe o “bandido” a ser eliminado, isto é, o mosquito transmissor da febre amarela e, também, da dengue.
Mosquito é um nome popular usado para vários pequenos insetos voadores. Por isso, os zoólogos precisam identificar com um nome científico o verdadeiro “bandido”. Cada espécie de mosquito tem sua própria carteira de identidade científica.

Etapa 2: Faça como os Cientistas

Faça como os cientistas
Uma atitude frequente dos jovens é a sua insatisfação. Querem saber o porquê das coisas e nem sempre aceitam as explicações dadas, por considerá-las in completas ou erradas. É esta insatisfação que pode gerar um futuro cientista.
Você revela ter curiosidade científica quando indaga:
— Por que o dia sucede a noite?
— Por que o leite coalha?
— Por que o gelo flutua na água?
— Por que certos objetos se cobrem de ferrugem?
Observando, perguntando, testando e eliminando suposições, você começa a entender o mundo que o cerca. Exatamente como fazem os cientistas.
Como um estudante deve reagir às crendices e às superstições, tão comuns entre os humanos?
A Ciência tem explicações para elas?






Etapa 3: Leituras Complementares:



– “Para que serve o Conhecimento Científico?”









·   Etapa 4: Atividades

Atividades de Aula

1. O Método Científico é usado para entender as mais diversas situações. Considerando o que foi estudado em aula, leia o trecho abaixo:
“Pedro pegou dois objetos: uma borracha e um chaveiro. Subiu numa cadeira e soltou os dois, ao mesmo tempo e da mesma altura.” Agora, identifique a atividade sugerida, relate o que ocorreu e a conclusão a que chegou.

2. Marilda cortou dois quadrados de papel de jornal de 20 cm por 20 cm. Ela amassou muito bem um deles até transformá-lo em uma bolinha. O outro ficou do jeito que estava bem liso. Então, ela repetiu a experiência que Pedro fez, soltando ao mesmo tempo e da mesma altura a bolinha de papel e o papel sem amassar. Anote aqui o que você acha que aconteceu e explique como chegou a essa conclusão.

3. Imagine um problema que você acha que poderia ser resolvido aplicando o Método Científico. Descreva o processo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Método Cientifico - Utilização do filme: 

"O óleo de Lorenzo"













------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sequência Didática











Nenhum comentário:

Postar um comentário