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O MÉTODO
CIENTÍFICO:
ASSIM TRABALHAM
OS CIENTISTAS
• Etapa 1: Leitura do texto
Assim trabalham os cientistas
O cientista pode,
agora, tirar uma conclusão
com
base nos fatos
que constatou.
Quando um
cientista anuncia uma descoberta, ele já a experimentou (testou) e a comprovou diversas vezes.
Assim, se outros cientistas repetirem a mesma experiência, chegará aos mesmos resultados. Por
isso, relatórios científicos
devem ser impecáveis!
O problema
Para que você
entenda claramente os passos do método científico, vamos usar como exemplo de
problema a febre amarela que devastava o Panamá.
Etapas do Método Científico
Problema: a febre amarela fazia milhares de
vítimas na América Central. Em 1900, um grupo de médicos (Drs. Walter, Jesse,
James e Agramonte) procurou descobrir sua causa, em Cuba.
Hipóteses levantadas pela equipe
médica:
a) A doença era transmitida pelo contato com os doentes ou
suas roupas, como se achava na época.
b) O Dr. Agramonte acreditava que o
mosquito espalhava a doença ao picar as pessoas.
Experiências: para verificar qual das hipóteses
sugeridas eram a verdadeira, os médicos fizeram experiências controladas:
a) vestiram as roupas e dormiram em
camas usadas pelos doentes. Nada lhes aconteceu, o que eliminou a possibilidade do
contágio pelas roupas;
b) os médicos capturaram alguns
mosquitos e os fizeram picar
pessoas
sadias. Mantidas isoladas, essas pessoas não desenvolveram a doença;
c) eliminadas as duas hipóteses, os
médicos fizeram com que os mosquitos primeiro picassem pessoas doentes e, depois, pessoas sadias.
Conclusão:
O mosquito Aedes precisa
estar infectado com o agente
causador da febre amarela (um vírus) para transmiti-la. Portanto, não é o mosquito que causa a doença:
ele apenas a transmite. Mas, ao eliminar o mosquito, impedimos a transmissão da
doença.
Aplicação: a febre amarela impedia a conclusão do Canal do Panamá, pois matava
os operários às centenas. Com a drenagem dos pântanos e a eliminação
dos insetos transmissores, a doença desapareceu. Graças a isso, o famoso canal foi concluído e a região tornou-se
saudável.
1-
A larva do mosquito Aedes
aegypti.
2- Desenho científico dos mosquitos Aedes aegypti,
feito pelo notável cientista suiço Emílio Goeldi, que trabalhou na Amazônia. Só
as fêmeas chupam sangue e transmitem a FEBRE AMARELA e a
DENGUE. Elas põem seus ovos
em qualquer água parada. Dos ovos surgem as larvas que, depois de algum tempo
na água, se tornarão mosquitos adultos. Um único mosquito desses (nos seus 45
dias de vida) pode contaminar até 300 pessoas.
Este texto exemplifica como funciona o método
científico:
através da eliminação de
hipóteses. Além
disso, o cientista precisa conhecer em detalhe o “bandido” a ser eliminado, isto é, o mosquito transmissor da febre amarela e,
também, da dengue.
Mosquito é um nome popular usado para vários pequenos insetos voadores. Por isso,
os zoólogos precisam identificar com um nome científico o verdadeiro “bandido”. Cada espécie de mosquito
tem sua própria “carteira de
identidade”
científica.
Etapa 2: Faça como os
Cientistas
Faça como os
cientistas
Uma atitude frequente dos jovens é
a sua insatisfação. Querem saber o porquê das coisas e nem sempre aceitam as explicações dadas,
por considerá-las in completas ou erradas. É esta insatisfação que pode gerar um
futuro cientista.
Você revela ter curiosidade científica quando indaga:
— Por que o dia sucede a noite?
— Por que o leite coalha?
— Por que o gelo flutua na água?
— Por que certos objetos se cobrem
de ferrugem?
Observando, perguntando, testando e
eliminando suposições, você começa a entender o mundo que o cerca. Exatamente
como fazem os cientistas.
Como um estudante deve reagir às
crendices e às superstições, tão comuns entre os humanos?
A Ciência tem explicações para
elas?
• Etapa 3: Leituras
Complementares:
– “Para que serve o Conhecimento Científico?”
·
Etapa 4: Atividades
Atividades de Aula
1. O Método Científico é usado para entender as mais
diversas situações. Considerando o que foi estudado em aula, leia o trecho abaixo:
“Pedro pegou dois objetos: uma borracha e um chaveiro.
Subiu numa cadeira e soltou os dois, ao mesmo tempo e da mesma altura.” Agora, identifique a atividade sugerida, relate
o que ocorreu e a conclusão a
que chegou.
2. Marilda cortou dois quadrados de papel de jornal de
20 cm por 20 cm. Ela amassou muito bem um deles até transformá-lo em uma bolinha.
O outro ficou do jeito que estava bem liso. Então, ela repetiu a experiência que
Pedro fez, soltando ao mesmo tempo e da mesma altura a bolinha de papel e o
papel sem amassar. Anote aqui o que você acha que aconteceu e explique como
chegou a essa conclusão.
3. Imagine um problema que você acha que poderia ser
resolvido aplicando o Método Científico. Descreva o processo.
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Método Cientifico - Utilização do filme:
"O óleo de Lorenzo"
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Sequência Didática
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