sexta-feira, 23 de março de 2012

BIOMAS BRASILEIROS




Biomas brasileiros - conjunto de comunidades vegetais e animais determinados por fatores climáticos que ocupa grandes extensões de terra.

 Amazônia: abriga cerca de 10% das plantas do mundo. Encontramos diversos tipos de ecossistemas. A floresta pode ser dividida em três tipos: igapó (alagada) várzea (solo rico de sedimentos) e terra firme (não inundam). Apresenta grande diversidade de animais e vegetais. O desmatamento, a caça e o trafico de animais fazem com que esta floresta esteja ameaçada.

Cerrado: presentes principalmente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão e Distrito Federal. Apresenta com características, arvores espaçado, solo rico em alumínio, período da seca, que vai de maio a setembro. Principais animais: Anta, onça-pintada, lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a ema, o veado-campeiro, o porco do mato, a capivara, a sucuri e também muitos insetos.

Caatinga: presente no Sertão Nordestino apresenta vegetação rasteira, encontramos cactos (que armazenam água em seus caules para se defenderem da seca), como o mandacaru, vários tipos de répteis e diversos animais como os roedores. Ave símbolo desse bioma; ararinha-azul (extinta em seu habitat natura), lagartos e serpentes variados.

Pantanal: maior área alagável do planeta. Apresenta uma variedade de paisagens, ambientes e seres vivos. Cheia = novembro a março; Seca = abril a outubro. Animal característico desse bioma: jacaré-do-pantanal. Capivaras, aves, peixes, mamíferos e répteis. A ave símbolo desse bioma é o tuiuiú.

Mata Atlântica: estende-se por toda a costa brasileira. Riquíssima em biodiversidade (plantas – orquídeas, bromélias, papagaio-da-cara-roxa, jaguatirica, o mico-leão-dourado), dentre outros.

Zonas Costeiras: apresentam mares, estuários, ilhas, manguezais, dunas, praias, falésias, costões rochosos e recifes de corais.

Campos Sulinos: presente no Sul do Brasil, também chamados de “Pampas” (terra plana). Área ideal para o pastoreio de animais.

O homem vem modificado esses biomas a cada dia.

Jogue o Missão Bioma:     missaobioma.g1.globo.com 
blog interessante:

2 comentários: